Publication: Museus e patrimônio: experiências e devires, Manuelina Maria Duarte Cândido; Carolina Ruoso (Org.), Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2015.

Museus e patrimônio: experiências e devires, Manuelina Maria Duarte Cândido; Carolina Ruoso (Org.), Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2015.

O contexto de produção deste livro está relacionado com a política de formação na área de museus no Brasil. Neste início do século XXI, foi ampliado consideravelmente o número de cursos de graduação em Museologia.

Pensamos esta publicação para contribuir com as ações que venham a estimular a circulação de saberes a respeito dos museus e do patrimônio. Alguns dos artigos selecionados já faziam parte do conjunto de textos previstos na bibliografia dos programas dos bacharelados em Museologia, outros viriam para contribuir com temas debatidos em sala de aula, potencializando o aprendizado e trazendo reflexões produzidas em outros países, por pesquisadores já conhecidos no Brasil e, outros mais jovens, ainda pouco estudados nas universidades brasileiras. Esta edição sobre Patrimônio e Museus do Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, em parceria com o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, UFG, reúne artigos selecionados considerando a importância dos mesmos nos cursos de graduação em Museologia e de áreas afins, que possam se beneficiar do acesso a eles em português.

Resulta do encontro entre as organizadoras, os diversos autores e pesquisadores envolvidos no trabalho de tradução dos textos, mas também do reencontro entre duas instituições que possuem uma história de parcerias: o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. O Museu do Homem do Nordeste desenvolveu um trabalho de liderança dos museus do Norte e Nordeste e de preparar o pessoal de outros museus por meio do seu Departamento de Museologia.

Esta atuação extrapolou o recorte regional e o MHN colaborou com a organização e a montagem da exposição de longa duração “Museu: expressão de vida” do Museu Antropológico da UFG, aberta ao público na década de1980. Assim, compreendemos que esta publicação realizada em parceria renova os laços e fortalece os diálogos entre as duas instituições museológicas.

Autores de diferentes áreas, vinculações institucionais e abordagens apresentam aqui sua importante contribuição para pensar sobre museus e patrimônio: Rosamarie Lucas, Hugues de Varine, Graça Filipe, Dominique Poulot, Julien Bondaz, Cyril Isnart , Anaïs Leblon, Benoît de L’Estoile e Thierry Bonnot, agora acessíveis aos estudantes brasileiros por meio de um verdadeiro mutirão de traduções e desta importante parceria institucional.

Súmario

Apresentação 13
Carolina Ruoso e Manuelina Maria Duarte Cândido

A origem do ecomuseu nos parques naturais 21
Rosemarie Lucas

Os museus locais do futuro – reflexões 39
Hugues de Varine

Qual o futuro para os ecomuseus? 47
Hugues de Varine e Graça Filipe

O patrimônio na França: uma geração de história (1980-2010) 55
Dominique Poulot

Além do consenso patrimonial: resistências e usos contestadores do patrimônio 87
Anaïs Leblon, Cyril Isnart e Julien Bondaz

Do Museu do Homem ao Quai Branly: as transformações dos Museus dos Outros na França 103
Benoît de L’Estoile

Itinerário biográfico de uma garrafa de sidra 121
Thierry Bonnot

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: