CFP/Seminar: Sebramus – GT 20 – Museologia e trabalho em museus

Estou divulgando as chamadas para o GT 20 do II Sebramus, coordenado por mim e pela Manuellina Maria Duarte Cândido, com inscrições abertas até 20 de agosto.

O II Seminário Brasileiro de Museologia é um evento acadêmico da Rede de Professores  e Pesquisadores do Campo da Museologia e que será realizado no Museu do Homem do Nordeste (Muhne/Fundaj), entre 16 e 20 de novembro de 2015. Aguardamos inscrições de propostas de comunicação.

GT 20 – Museologia e trabalho em museus: trajetórias, tendências, modelos, formação e papel social

A profissionalização das ações pratrimonializadoras foram instituídas com a invenção da razão patrimonial. Segundo o historiador Dominique Poulot, em meio ao movimento vândalo pós Revolução Francesa, ao forjar o crime de vandalismo a República das Letras, determinou-se outorgar aos intelectuais do Estado o poder de escolher quais bens seriam conservados e quais seriam destruídos. O povo nas ruas e nas praças públicas poderia confiar aos funcionários do Estado esta responsabilidade, pois estes nomeariam em nome da nação os seus bens patrimoniais. As reflexões desenvolvidas no âmbito da Museologia, principalmente depois de meados do século XX, trouxeram impactos diretamente relacionados à participação nos processos curatoriais da cadeia patrimonial. Estes mecanismos de mudança estiveram associados aos debates relacionados à descolonização e aos processos de redemocratização política, ao mesmo tempo em que também estiveram fortemente atravessados por uma afirmação do consumo de bens culturais pelas grandes massas. Estas críticas institucionais e especialização das funções da rede de cooperadores dos mundos dos museus e do patrimônio lançam desafios que se articulam com mudanças conceituais, gerando novos caminhos de formação e exercício profissional. Este Grupo de Trabalho pretende discutir os diversos aspectos relacionando a Museologia com o trabalho em museus: onde suas trajetórias, modelos, práticas e papéis se aproximam e se tensionam.

Coordenadoras:
Carolina Ruoso
Manuelina Duarte Cândido

Carolina Ruoso; Mestre em História, Doutoranda em História da Arte na Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Coordenadora de Patrimônio e Memória da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Manuelina Maria Duarte Cândido; Professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás e Diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Licenciada em História (UECE, 1997), Especialista em Museologia (USP, 2000), Mestre em Arqueologia (USP, 2004), Doutora em Museologia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2012) e Pós-Doutora em Museologia (Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, 2014-2015).

http://www.liber.ufpe.br/conferences/index.php/sebramus2015

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: